quinta-feira, 26 de março de 2015

Debates e experiências: Sociologia - Um Esporte de Combate

Tomo ma liberdade de compartilhar aqui alguns vídeos que registram momentos da minha carreira como professor da Universidade de Passo Fundo. Orgulho de fazer parte de projetos e de programas produzidos pela UPF-TV, Rádio UPF e Nexjor UPF.


- Publicado dia 16 de março de 2015: Minha participação no Programa Universidade Aberta, onde apresento o projeto que coordeno junto ao SAES chamado: Projeto Aulas de Apoio. Uma possibilidade de construir no espaço acadêmico grupos de estudo e acolhimento de alunos, projeto voltado à construção de autonomias educacionais. (Em breve a entrevista completa).
Publicado dia 23 de março de 2015Minha participação no programa da Rádio UPF - O que a Filosofia tem a a dizer sobre... Alunos e ex-alunos, revivendo problematizacoes sobre as DIFERENÇAS CULTURAIS. Orgulho de fazer parte deste projeto, agradeço aos alunos que gentilmente filmaram e editaram o material. O programa vai ao ar ao vivo todas as segundas as 8:30 da manhã, na 99,9 FM Rádio UPF.

Como lidamos com nossas diferenças culturais? Nossa cultura é responsável pela nossa percepção da realidade? O que é o relativismo cultural? Rolou nesta segunda (23), na Rádio UPF, o programete "O que a filosofia tem a dizer sobre..." com o professor Ivan Dourado falando sobre diferenças culturais. E você já conferiu?
Posted by Filosofia Upf on Quarta, 25 de março de 2015


Publicado em 03 de março de 2015: Com a greve dos caminhoneiros o Estúdio 4 juntamente com seus debatedores analisaram as manifestações consideradas independentes e cada vez mais comuns no Brasil. O foco do debate girou em torno dos temas: "greve" dos caminhoneiros e dos pedidos de impeachment da Dilma.
Bloco 1: Introdução e susto da posição intelectual de alguns;



Bloco 2: Resposta e provocação de quem reproduz senso comum e falas superficiais, discurso muito presente nas redes sociais:




Bloco 3: Quando o conservadorismo perde o controle e utiliza as ironias para tentar reverter sua postura superficial:






Publicado em 21 de junho de 2013:
O professor da UPF, o antropólogo Ivan Dourador fala sobre o momento em que o Brasil vive as manifestações nas ruas. Entrevista por Dulci Sachetti. Nesta oportunidade realizei um panorama sobre os protestos ocorridos no Brasil.