domingo, 29 de março de 2015

Direito à Mobilidade - Bicicletas como meio de transporte gratuito.







O Direito à mobilidade não é um movimento novo, no passado o
direito a ter um transporte coletivo do seu bairro até o centro da cidade faz parte da história de médias e grandes cidades.
Direito a ter ruas asfaltadas para circular com segurança também está impresso em nossa história e no nosso presente (em algumas cidades que estão crescendo muito nos últimos anos, essa demanda só está surgindo com mais força agora). Sem falar nas rodovias Federais e Estaduais que estão sempre nas pautas de Estados e Municípios que precisam delas bem conservadas e sempre ampliadas.


Porém, a MOBILIDADE URBANA está mudando de foco. Temos atualmente um movimento crescente pelo direito a mobilidade urbana gratuita e ecologicamente correta e que melhore a saúde da população. É aí que entram os atuais movimentos em defesa da construção de CICLOVIAS em muitas cidades do Brasil de hoje. Esse movimento não é novo, em grandes cidades eles existem à mais de 10 anos, mas atualmente eles ganham fôlego com passeatas e aumento vertiginoso de membros e adeptos. Podemos resumir alguns destes da seguinte maneira:



Podemos pensar soluções e ideias para ESTIMULAR o uso da Bicicleta? 
Resolveremos MUITOS problemas com este meio de transporte. No caso da minha universidade (UPF - Universidade de Passo Fundo), poderíamos começar trazendo as bicicletas para o Campus no  carro, e só circular dentro da instituição de Bike, quem topa? Movimento ‪#‎DeBikenoCampus‬, quem sabe o próximo passo não será o aumento do pessoal que venha de casa para o trabalho de bicicleta? 

Existem também formas de ativismo. Um exemplo é o ato que aconteceu em SP, no dia 27 de março de 2015, Achei a atitude iradaaaaa. Composta por pessoas que usam e não usam bicicletas, unidos em defesa das ciclovias e por uma mobilidade urbana para todos. Na linha do Revolução dos Bichos: Quatro rodas ruim, duas rodas bom. Duas rodas sem motor, melhor ainda. Confira uma matéria bem bacana sobre o protesto:  E além disso, se está com preguiça de ler, segue o vídeo abaixo que faz uma ótima cobertura do ato tb:

http://www.eleeze.com.br/wp-content/uploads/2011/10/bicicleta-folha.jpg
Inclusive alguns países possuem tecnologias incríveis para estimular os cidadãos das grandes cidades para se deslocarem APENAS de bicicleta, como é o caso do Japão, vejo o vídeo:



Quando poderemos sonhar com uma mobilidade urbana verdadeira?  Que possamos nos deslocar de bicicleta de forma segura e gratuita. para quem RECLAMA DO TRÂNSITO, mas está sozinho dentro do seu carro, pense o que você faz para mudar a realidade caótica das nossas ruas e avenidas? 
Exemplos de países que são atravessados por ciclovias gigantes e cobertas depende de vontade política e pressão social por estas conquistas. Passo Fundo já possui alguns KM de Ciclovia, mas precisamos de mais, muito mais. Ligar o centro aos bairros e universidades. Quem topa um movimento do bicicletaço em Passo Fundo? Segundo o posto do meu colega e amigo: Everton Egues Tormann:
Vista aérea da estrada e de uma CICLOVIA ao centro da mesma, que se localiza entre Daejeon e Sejong, na Coréia do Sul, ambas as cidades estão localizadas 2 ~ 3 horas ao sul de Seul. Os painéis solares não só gerar energia, mas também fornecer proteção para ciclistas de sol e chuva. 

Inclusive, vemos no Japão Ciclovias que atravessam a cidade, permitindo o deslocamento TOTAL por Bicicleta, reduzindo VÁRIOS PROBLEMAS DE MOBILIDADE URBANA, Saúde da população e etc.
Vídeo de uma ciclovia no Japão:




Olhem a diferença existente entre estes projetos, no primeiro é um projeto DOMINANTE NO BRASIL, onde prioriza apenas transporte automotivo,  o segundo é um exemplo onde progresso significa pensar e priorizar pedestre e ciclista:

















No caso do movimento por uma mobilidade urbana ampla, realmente precisamos de pessoas agindo individualmente como exemplo. Isso é suficiente? Não. Precisamos criar comunidades e grupos que coletivamente apontem para novas conquistas como ciclovias, novas legislações de trânsito que cuide do ciclista e MUITA, MAS MUITA formação para novos motoristas. Fecho este post mostrando que quanto antes iniciarmos uma REVOLUÇÃO nas formas de transporte e circulação, mais caminhamos para uma circulação democrática, saudável e ecologicamente correta. Somos nós os agentes da transformação, e você? O que quem a ver com isso? Comece deixando o carro em casa e se deslocando de Bicicleta, e conhecendo outros que querem fazer o mesmo, passando dicas e macetes para não arriscar sua vida no trânsito. E no futuro reunir encontros e debates sobre o assunto, organizando mobilizações e protestos. Seja bem vindo!