quarta-feira, 1 de abril de 2015

Lista de Livros Irados para um Jovem Universitário

Reservo um post, com objetivo de dar maior atenção aos meus alunos ingressantes no espaço Universitário. Acredito que seja necessário indicar livros e filmes que mudaram a minha vida, e auxiliaram na minha trajetória na educação superior (quem sabe o mesmo não ocorra com eles, não é?). Digo desde já que os livros indicados são do campo da Literatura, já que tenho alunos e amigos que estão ingressando em diferentes cursos de graduação, esse quadro torna impossível a indicação de livros que incluam todas as áreas específicas. Mas em breve farei indicações de livros das Ciências Sociais.
Este primeiro post indica livros IRADOS de Literatura, segue a lista:



LIVROS QUE MUDARAM A MINHA VIDA:
A Revolução dos bichos, (Autor: George Orwell) constrói uma narrativa MUITO legal, com objetivo de construir uma crítica aos movimentos revolucionários comunistas e socialistas (mais precisamente a chamada "traição Soviética" aos proletários), por isso podemos chamar esse livro de uma "distopia". A narrativa presente nesta obra é linda, sem falar na origem do livro narrar um grupo de animais de uma fazenda que conseguem tomar o poder e expulsar os humanos. Esta tomada de poder, que tinha como objetivo estabelecer a igualdade entre os animais, logo se transforma em algo muito contraditório. Vale a leitura:



No livro Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxler, publicada originalmente em 1932, é uma ficção distópica e futurista que aponta para uma sociedade organizada em Castas, definidos os seus membros antes mesmo do nascimento. Não existem valores religiosos e conceitos tradicionais de nossa sociedade ocidental, tal como a inexistência da noção de família, por exemplo. Esta sociedade demanda muito trabalho para a sua manutenção, onde cada Casta é responsável por funções determinadas. O controle social se realiza por meio de uma droga dada em porções para cada cidadão sentir prazer (O SOMA). Mas eis que surge uma figura que não pertence a essa lógica social (John, "O Selvagem") capaz de transformar essa realidade pré-determinada e movimentar reflexões e questionamentos em quem dele se aproxima. Livro inesquecível, vale muito a leitura.  



Este livro é incrível, O Clube da Luta de Chuck Palahniuk, publicado em 1996, é uma leitura recheada de relatos de um cidadão comum, de "saco cheio" de sua rotina de trabalho e consumo, que conhece uma figura atípica que irá mover sua vida 180 graus. Unidos pelo prazer de viver algo real, eles irão dar início a um clube onde homens podem lutar e brigar violentamente até sangrar, pedir clemência ou fazer o adversário chegar até este ponto. Porém esse grupo ganha muitos adeptos e essa busca inicial de sentido de vida, se transforma em algo muito maior.... Livro para refletir sobre várias questões, entre elas: Qual é o sentido da sua vida?  Este livro em muitos momentos parece transcrever a realidade vivida, apesar de ser vendido como romance, na minha humilde opinião, romance só se for para quem ama a revolta e o cheiro de sangue e suor, ID!



Ray Bradbury escreve essa distopia de um futuro sombrio e onde o cultivo a ignorância é sobrevalorizada. Escrito em 1953, esta obra é resultado de um contexto de criação dos anos iniciais da Guerra Fria, talvez por isso explique algumas questões relacionadas ao controle social. Os livros são PROIBIDOS e os bombeiros existem para queimar livros dos que teimam em conservar conhecimento em seus lares. Tudo acontece com muita velocidade, inclusive a velocidade dos carros e trasportes é muito rápido, evitando que os indivíduos possam ter tempo de pensar livremente e contemplar a paisagem. Neste contexto, onde a televisão e seus programas superficiais tomam conta dos assuntos e do laser cotidiano, um bombeiro à beira de uma promoção, encontra uma menina que lhe faz perguntas e o incentiva a abrir um livro e ler, nem que seja só por curiosidade. Esta atitude irá mudar profundamente a noção deste "bombeiro padrão", que nos permitirá refletir sobre questões até então adormecidas em nossa zona de conforto. Indico deixar essa obra para o final da sua lista de leituras, pois o final do livro é MUITO IRADOOOOOO. Faça bom proveito.   



Em breve resumo:


Nesta obra temos um romance (que não significa tratar de uma história de amor) de ficção do tipo distópico, de Anthony Burgess, publicado em 1962. Neste história é narrada uma sociedade inglesa, de um futuro próximo onde impera a cultura da violência juvenil, narrado por um jovem (líder de uma gangue urbana), repleto de gírias que de tão incomuns, tiveram que ser listada no início do livro para que o leitor consiga compreender desde o início da obra.  O mais interessante desta leitura, é a vigência de uma crença que foi muito forte nos meios acadêmicos e científicos, na crença da possibilidade de "reprogramar a mente humana" através de uma corrente da psicologia chamada comportamentalismo baseada nas idéias do Behaviorismo de Skinner. Apesar de ser uma sátira a mentalidade inglesa, ela está recheada de críticas atuais a mentalidades vigentes sobre o sistema prisional de jovens e de adultos, como espaços capazes de reformar mentes criminosas. Alguns ainda afirmam que a cena mais forte do filme, foi inspirada em um estupro ocorrido com a primeira esposa do autor (Lynne) na década de 1940 por quatro soldados dos EUA. Uma leitura inesquecível e altamente crítica da realidade cotidiana.


Em breve resumo:


Em breve resumo:



Em breve resumo:



Em breve resumo:



Em breve resumo:



Em breve resumo: