segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O "senso comum" malhação:


A juventude no Brasil pode hoje compartilhar suas idéias, afinal: Isso é democracia! Mas ao mesmo tempo, sinto que as redes sociais tornam as opiniões muito parecidas. Basta ser lógico para ser compartilhado. E tenho que reconhecer, esse fenômeno é um "prato cheio" para pensar a nossa juventude.


Hoje quero falar de uma parcela das opiniões que chamo de "senso-comum malhação". Em uma democracia todos tem direito a falar o que pensam, correto? Liberdade sempre! Mas realmente o que se diz é o que realmente se pensa? Para você que espera alguém postar algo para formar a sua própria opinião, não espere mais. Para fazer parte deste grupo não precisa de muitas reflexões. Segue algumas dicas para ser você também “senso-comum malhação”:


Assista novelas e escute as opiniões de seus pais. Use-as como fonte confiável de dados para entender o Brasil de hoje. Você quer saber o que é ser um jovem da moda? Assista a novela Malhação! A verdadeira novela da realidade do adolescente brasileiro (namoros, notas ruins e provas difíceis, intrigas, colegas invejosos e discussões sobre a formatura (se terá Buffet ou só bebidas oferecidas aos convidados). Quer saber a realidade do trabalho no Brasil? #NovelaDasOito, curta muito isso tudo. Agora: Fome, desigualdade, violência policial, corrupção? Ah isso é política demais, é tudo culpa dos políticos de Brasília.
- Leia muito Facebook e compartilhe tudo o que possa julgar os outros e o governo. Dica importante: simplifique tudo e seja muito irônico nas afirmações. Quer um bom exemplo? Fale que o pobre desempregado é vagabundo. Pois trabalhador mesmo é o filho da classe media, que quando está desempregado, passa ferias na praia estudando para concurso e claro, ganhando mesada do papai e da mamãe.
- Jamais critique empresas privadas, bancos e o mercado. Afinal, corrupção não ocorre nestes espaços, mesmo que o dinheiro do suborno advenha dessas instituições. E jamais questione seus amigos e familiares sobre suas "dicas" para levar vantagem, pois isso não é corrupção. Corrupção só ocorre na capital do país.
- E não esqueça: tudo que for conquistado tem que ser por mérito (para os outros) esqueça sempre que as suas conquistas tenham sido facilitadas pelo dinheiro do papai e da mamãe, o quarto confortável que vc recebeu desde o nascimento e do dinheirinho conseguido arduamente pedindo adiantamento de sua mesada. Sem falar nos presentes de natal, conseguidos com muito suor....
- E por fim: se identifique rapidamente com um Grande Irmão do canal Rede Bobo de televisão. Vote até a final, nada melhor do que lutar por alguém que tu queria ser, só não é porque não se inscreveu para ser famoso este ano. Mas isso vai mudar. Já estão no seu plano de metas para 2014: malhar, fazer lipo, plástica e ser popular no facebook. Se não entrar no Grande Irmão do Brasil, pelo menos fica com fama de rei ou rainha do camarote.

E viva a democracia! Desde que não seja no shopping perto de casa, nem no meu condomínio, nem na minha universidade e muito menos no concurso publico do governo e Estado que tanto critico.
Que este ano seja muito diferente e melhor, com palavras lindas de Carlos Drummond de Andrade e Nelson Mandela, desde que eu não tenha que mudar junto, quem tem a responsabilidade de mudar é o novo ano.
Este é filé do pensamento Malhação, sirva-se sem moderação e faça parte deste time campeão.

 Ivan Dourado é Antropólogo e professor Universitário.